Qualidade de visão
O projeto qualidade de visão terá como foco atender famílias para alcançar a qualidade visual e conservação de boa visão.
PÚBLICO – ALVO:
Crianças, Jovens, Adultos de baixa renda os quais necessite qualidade na visão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar uma visão melhor na identificação dos problemas visuais e na sua correção através das lentes corretivas.
OBJETIVO GERAL:
Garantir e conservar uma visão de qualidade.
CAUSA:
Sendo que o contato do ser humano com o mundo em 85% das possibilidades dá – se através da visão.
Por isso o censo do IBGE/2017 apresenta uma população com alguma deficiência na ordem de 14,5% da população total sendo que, as deficiências visuais representam 48,1% ou seja, 11,8 % milhões de deficiências.
AMPA
O Projeto Ampa é uma gama de soluções visando apoiar e amparar instituições carentes que abrigam crianças, adolescentes, idosos e outras pessoas em situação de risco social, no sentido de não lhes deixar faltar o básico pra sobrevivência, além de complementação lúdica e cultural.
PÚBLICO – ALVO:
Asilos, Creches, Orfanatos, Abrigos e Casas de Apoio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1- recolhimento de doações de alimentos, materiais de higiene, medicamentos, roupas, brinquedos, livros, etc. junto aos associados do Projeto Ampa, em campanhas direcionadas a atender em cada etapa, as necessidades atuais de cada instituição parceira;
2- distribuição das doações junto às instituições parceiras, previamente cadastradas;
3 - promoção do intercâmbio entre os doadores associados ao AMPA e os internos dessas instituições, através de eventos que podem ser desde simples visitas , até comemorações de datas festivas do calendário, com possibilidade de oficinas educativas, lúdicas ou terapias ocupacionais.
OBJETIVO GERAL:
Promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de carência física, afetiva e social, ligadas às instituições parceiras, colaborando com o desenvolvimento humanístico e cultural de todos, como cidadãos. Garantir e conservar uma visão de qualidade.
CAUSA:
Diante do momento de dificuldade financeira que o País atravessa, muitas instituições que abrigam pessoas em situação social de riscos ou de miséria, vêem-se obrigadas a fechar as portas por não terem como se manter.
O AMPA quer evitar que esses estabelecimentos deixem de atender esse público e ir além, levando além dos meios de subsistência física, outras formas de ampliação das oportunidades de desenvolvimento cultural, social e intelectual dessas pessoas, para que não apenas sobrevivam, mas possam tornar-se cidadãos conscientes, participantes e integrados à sociedade.
Como diferencial aos outros projetos já existentes, o AMPA oferece maior amplitude no atendimento, pois não se limita a um público segmentado e limitado: só crianças, ou só idosos, ou só pessoas com deficiência, ou com históricos de violência.
As instituições parceiras serão diversificadas: o intuito é atingir cada vez mais novas ramificações.
Outro diferencial é o fato de tornar também o associado um agente transformador dessa realidade sócio-econômica, conscientizando-o de que além da doação material dos meios de subsistência das instituições, há uma forma mais humana de doação, que traz benefícios pra quem doa e pra quem recebe: o carinho! Aprendendo a doar-se, o associado também crescerá como cidadão e a melhoria de sua própria qualidade de vida também será sentida.
Em tempos de questionamentos sobre vantagens dissolutas e amorais, o AMPA vem com uma receita simples de bem viver: Dividir para multiplicar.
Alimentando vidas
O projeto consiste em atender famílias através do trabalho de equipe de voluntários, na arrecadação dos alimentos e distribuição dos mesmos para famílias de baixa renda, periferias, comunidades etc. Espera-se que através do fornecimento destes alimentos, possamos alcançar famílias em situação de risco social e objetivando o resgate da dignidade humana e da cidadania e a construção de uma sociedade melhor.
PÚBLICO – ALVO:
Famílias em situação de risco social.
OBJETIVO GERAL:
Garantir o alimento para todos, superando a miséria e a fome das famílias em situação de risco social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver e promover através deste gesto de solidariedade para com a população em situação de risco social, com vistas à melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento humanístico.
CAUSA:
A comida deve ser considerada direito de cada cidadão e cidadã e esse direito básico devem ser garantidos pelo Estado, juntamente com a sociedade civil. Calcula-se que exista no Brasil 44 milhões de pessoas muito pobres, ou 9,3 milhões de famílias com renda mensal abaixo do salário mínimo. Aumentou os níveis de pobreza e vulnerabilidade à fome, principalmente nas metrópoles brasileiras. É um circulo vicioso da fome, difícil de ser superado devido a problemas estruturais do país, como a falta de emprego, baixos salários e falta de políticas públicas bem definidas.
Cultura +
O projeto consiste em proporcionar as crianças e jovens, a visitação e vivência ao teatro, fomentando esse importante aspecto cultural, integralizando essa arte ao seu desenvolvimento intelectual bem como humanístico, promovendo a educação pela arte.
PÚBLICO – ALVO:
Crianças e jovens em vulnerabilidade social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver e promover através deste gesto, contribuições para a vida pessoal e escolar, produzindo melhora significativa nas relações sociais, bem como maior capacidade de interação, concentração e o respeito à diferença de opiniões. O Teatro como um todo, possibilita uma melhoria no desenvolvimento cultural, intelectual, científico e humanístico.
OBJETIVO GERAL:
Garantir o acesso a essa aludida arte, permitindo aos envolvidos, uma linguagem artística que envolve conhecimentos e questionamentos sobre o mundo. Uma forma de comunicação, um espaço onde cada um se permite ser um pouco de tudo e muito de si mesmo.
CAUSA:
Segundo a Pesquisa SIPS - IPEA (2010), na região sudeste do Brasil, 11,1% dos indivíduos frequentam o teatro uma vez por mês e 87,5% deles realmente ou nunca vão ao teatro. Ainda segundo a pesquisa, os indivíduos apontam os preços dos ingressos (71%) e a localização distante dos espaços culturais (62%) como as duas principais causas da baixa frequência.